16/05/2023
Representantes do Instituto Brasileiro de Equipamentos Médicos (IBEM) se reuniram com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para discutir a questão da importação de partes e acessórios de equipamentos médicos sem a autorização do fabricante. O encontro ocorreu nesta semana e contou com a participação de membros de ambas as entidades.
O IBEM pleiteou a possibilidade de importar partes e acessórios de equipamentos médicos de outros países sem a necessidade de autorização prévia do fabricante. A entidade argumentou que essa medida permitiria a redução de custos dos hospitais, entidades filantrópicas e SUS na manutenção dos equipamentos.
Durante a reunião, o presidente da Anvisa se mostrou receptivo à proposta e afirmou que irá estudar a questão com cuidado, levando em conta as demandas do setor de saúde e as normas de segurança e qualidade adotadas pela agência.
Os representantes do IBEM agradeceram a receptividade da Anvisa e se comprometeram a continuar dialogando com a agência em busca de soluções para a questão da importação de partes e acessórios de equipamentos médicos.
Deputado Vitor Lippi discute projeto de lei sobre importação de partes e acessórios de equipamentos médicos em reunião.
Representantes do IBEM participam de lançamento de manual para gestão hospitalar a convite da Federação Brasileira dos Hospitais.
Representantes do IBEM se reúnem com CFT para defender assinatura de laudos por técnicos da área de saúde.
Representantes do IBEM se reúnem com Presidente da Anvisa para pleitear importação de partes e acessórios sem autorização do fabricante.
IBEM e Senai se reúnem para discutir novos cursos para associados da entidade