16/05/2023
Representantes do Instituto Brasileiro de Equipamentos Médicos (IBEM) se reuniram com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para discutir a questão da importação de partes e acessórios de equipamentos médicos sem a autorização do fabricante. O encontro ocorreu nesta semana e contou com a participação de membros de ambas as entidades.
O IBEM pleiteou a possibilidade de importar partes e acessórios de equipamentos médicos de outros países sem a necessidade de autorização prévia do fabricante. A entidade argumentou que essa medida permitiria a redução de custos dos hospitais, entidades filantrópicas e SUS na manutenção dos equipamentos.
Durante a reunião, o presidente da Anvisa se mostrou receptivo à proposta e afirmou que irá estudar a questão com cuidado, levando em conta as demandas do setor de saúde e as normas de segurança e qualidade adotadas pela agência.
Os representantes do IBEM agradeceram a receptividade da Anvisa e se comprometeram a continuar dialogando com a agência em busca de soluções para a questão da importação de partes e acessórios de equipamentos médicos.
Orientações sobre enquadramento sanitário para parâmetro PCR ultrassensível.
Anvisa e Ministério Público desarticulam esquema de venda ilegal de equipamentos odontológicos em Ponta Grossa.
Anvisa abre consulta pública sobre base de dados para Identificação Única de Dispositivos Médicos.
Agência informa sobre adequações ao novo regulamento de dispositivos médicos para diagnóstico in vitro.
Anvisa retoma divulgação dos dados de monitoramento de preços de dispositivos médicos.