14/07/2022
Entre os dias 26/04 e 08/07 a ANVISA manteve aberta Consulta Pública para que interessados enviassem dados e informações para identificação de problemas ocorridos durante o processo de importação de produtos que estejam sob a vigilância sanitária.
A referida consulta faz parte do processo de revisão das regras da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 81/2008, criado pela ANVISA com o intuito de melhorar a qualidade da avaliação do risco sanitário na importação de produtos, otimizando o processo de trabalho da agência reguladora e trazendo maior segurança sanitária à população.
A RDC nº 81, de 2008 é o principal marco regulatório referente ao controle sanitário na importação de bens e produtos para fins de vigilância sanitária. A Resolução apresenta grande abrangência e complexidade, e diante da amplitude de temas e regras de que trata, é relevante o desafio para manter seus dispositivos atualizados diante de novos contextos e avanços.
Diante da amplitude de temas e regras abrangidos pela RDC nº 81/2008, sua revisão é relevante desafio para as boas práticas regulatórias, uma vez que é possível identificar diferentes problemas a serem solucionados e variados agentes envolvidos.
O IBEM acredita que a RDC nº 81/2008 merece reforma e visando aprimorar o processo de importação de produtos que estejam sob a vigilância sanitária para seus associados, contribuiu com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e participou da consulta aberta, destacando os principais problemas enfrentados nesse procedimento.
As contribuições consideradas válidas são consideradas públicas e estarão disponíveis pela Agência em seu Portal eletrônico.
Da análise das considerações enviadas resultará relatório a ser igualmente publicado no Portal eletrônico da ANVISA.
Anvisa apresenta sistema UDI e atualizações regulatórias sobre dispositivos médicos.
Anvisa reforça: farmácias de manipulação não podem manipular preenchedores intradérmicos.
Anvisa participa de reunião do BRICS com autoridades reguladoras de produtos médicos.
Anvisa cancela dispositivos médicos para diagnóstico in vitro que não cumpriram o prazo de reenquadramento sanitário.
Combate à importação de dispositivos médicos irregulares: Anvisa divulga balanço de operação.