25/09/2025
Nesta semana, a Dra. Renata Farah, representante do Instituto Brasileiro de Equipamentos Médicos, esteve em Brasília ao lado do Deputado Federal Vitor Lippi, autor do Projeto de Lei 1115/2024, para discutirem e alinharem os novos posicionamentos do Projeto. Na ocasião, o PL 1115/2024, que tem como objetivo reduzir os custos para quem possui equipamentos médicos no Brasil e representa um passo fundamental na modernização do processo de importação de partes, peças, acessórios e componentes compatíveis utilizados nesses equipamentos.
O projeto traz uma mudança significativa: a dispensa da exigência de autorização do fabricante para a importação desses componentes. Com isso, busca-se valorizar o direito de propriedade do comprador, permitindo soluções mais práticas e econômicas, além de estimular um ambiente de maior competitividade e eficiência no setor.
O PL 1115/2024 poderá proporcionar uma redução relevante nos custos, aumentar a disponibilidade de peças e garantir um atendimento mais ágil e eficaz na área da saúde. Além disso, alinha o Brasil às melhores práticas internacionais, reforçando o compromisso com um sistema de saúde mais moderno, eficiente e acessível.
Discussão em Brasília fortalece avanços do Projeto de Lei nº 1115/2024
Anvisa apresenta sistema UDI e atualizações regulatórias sobre dispositivos médicos.
Anvisa reforça: farmácias de manipulação não podem manipular preenchedores intradérmicos.
Anvisa participa de reunião do BRICS com autoridades reguladoras de produtos médicos.
Anvisa cancela dispositivos médicos para diagnóstico in vitro que não cumpriram o prazo de reenquadramento sanitário.