03/10/2019
No período de 16 a 19 de setembro, ocorreu a 16ª Reunião do Comitê Gestor do Fórum Internacional de Reguladores de Dispositivos Médicos (International Medical Device Regulators Forum – IMDRF), na Rússia. O fórum reúne autoridades regulatórias de dispositivos médicos dos países-membros Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Rússia, Singapura e da União Europeia. Também participa como observadora oficial a Organização Mundial da Saúde (OMS), além das seguintes organizações afiliadas: Comitê Diretor de Convergência Regulatória (Regulatory Harmonization Steering Committee – RHSC) da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Asia-Pacific Economic Cooperation – Apec), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Grupo Asiático de Harmonização (Asian Harmonization Working Party – AHWP).
O IMDRF é o principal fórum de reguladores de dispositivos médicos de todo o mundo, que se reúnem para acelerar a harmonização e a convergência regulatória internacional desses dispositivos.
Na reunião, o Brasil apresentou os avanços e as perspectivas regulatórias para dispositivos médicos no país, com destaque para o grande avanço do uso do Programa de Auditoria Única de Dispositivos Médicos (Medical Device Single Audit Program – MDSAP) para fins de certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) na Anvisa e a recém-publicada Resolução da Diretoria Colegiada RDC 305/2019, que dispõe sobre a regulação de dispositivos médicos personalizados, a primeira norma do mundo plenamente alinhada aos conceitos do IMDRF.
Entre as decisões tomadas na Reunião do Comitê Gestor do IMDRF, destaca-se a aprovação de três documentos do Grupo de Trabalho de Avaliação Clínica de Dispositivos Médicos: N54 – Investigação Clínica, N55 – Evidências Clínicas: Conceitos e Definições Chave, e N56 – Avaliação Clínica. Paralelamente, ocorreu, ainda, a reunião do Conselho das Autoridades Reguladoras do MDSAP.
A próxima reunião do Comitê Gestor do IMDRF será realizada em Singapura, em março de 2019.
FONTE PORTAL ANVISA
Anvisa apresenta sistema UDI e atualizações regulatórias sobre dispositivos médicos.
Anvisa reforça: farmácias de manipulação não podem manipular preenchedores intradérmicos.
Anvisa participa de reunião do BRICS com autoridades reguladoras de produtos médicos.
Anvisa cancela dispositivos médicos para diagnóstico in vitro que não cumpriram o prazo de reenquadramento sanitário.
Combate à importação de dispositivos médicos irregulares: Anvisa divulga balanço de operação.