27/06/2024
A Anvisa comunica às empresas que está em andamento a manutenção do repositório documental de dispositivos médicos para diagnóstico in vitro. A medida deve-se ao fato de que os protocolos realizados pelas empresas para o código de assunto 80204 - IVD - Disponibilização de Instruções de Uso no Portal da Anvisa não apresentaram o comportamento esperado, que seria o de tornar acessíveis, no portal da Agência, as instruções de uso dos produtos logo após o protocolo desse assunto.
O problema ocorre desde a última semana de maio, quando houve a atualização dos assuntos de petições no sistema Solicita, em função da vigência do novo regulamento técnico de produtos para diagnóstico in vitro (RDC 830/23).
Destaca-se que a documentação tem sido recebida pela Anvisa, permanecendo no banco de dados, e que a correção para a disponibilização dos documentos está sendo tratada pela área de Tecnologia da Informação da Agência.
É importante ressaltar que o histórico de submissões segue preservado. Portanto, as empresas devem continuar atentas aos prazos legais estabelecidos nos regulamentos. A correção no sistema em relação a esse assunto, quando concluída, será comunicada.
Anvisa apresenta sistema UDI e atualizações regulatórias sobre dispositivos médicos.
Anvisa reforça: farmácias de manipulação não podem manipular preenchedores intradérmicos.
Anvisa participa de reunião do BRICS com autoridades reguladoras de produtos médicos.
Anvisa cancela dispositivos médicos para diagnóstico in vitro que não cumpriram o prazo de reenquadramento sanitário.
Combate à importação de dispositivos médicos irregulares: Anvisa divulga balanço de operação.