16/05/2025
A Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) e a Gerência-Geral de Tecnologia em Produtos para a Saúde (GGTPS) da Anvisa lançaram, no último dia 13 de maio, uma consulta dirigida (CD) exclusiva ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). A consulta aborda as novas propostas de regulamentos para o enquadramento dos dispositivos médicos como reutilizáveis ou de uso único e para as boas práticas de processamento de dispositivos médicos em serviços de saúde e em empresas processadoras que atendem os serviços de saúde. Assista ao vídeo do evento de lançamento.
A consulta dirigida é um mecanismo destinado a coletar dados e informações sobre aspectos específicos de determinado tema regulatório, para ampliar, coletar ou validar evidências ou informações. O objetivo dessa CD é compartilhar com as Vigilâncias Sanitárias de todo o país as propostas de regulamento feitas pelas áreas técnicas, para apresentar minutas mais maduras à Diretoria Colegiada da Anvisa para publicação em consulta pública (CP), momento em que toda a sociedade será convidada a conhecer esse importante trabalho e fazer sua contribuição.
A realização da consulta foi uma sugestão das áreas técnicas acatada pela Terceira Diretoria e pelo Gabinete do diretor-presidente substituto, tendo em vista a impossibilidade legal de submeter as propostas diretamente à consulta pública.
O processo administrativo regulatório (Projeto 15.5 da Agenda Regulatória 2024/2025 da Anvisa) encontra-se desde 2020 sob pedido de vistas, feito pelo então diretor-presidente, Antonio Barra Torres. Legalmente, o retorno do pedido de vistas deve ser feito pelo novo diretor-presidente da Agência, pois o atual diretor-presidente substituto, Rômison Mota, já havia se manifestado favoravelmente à realização da CP. Somente após o retorno do pedido a Dicol deliberará pela publicação das minutas em consulta pública.
É importante reforçar que a atual consulta dirigida, que ficará aberta por 30 dias, contados a partir de 13 de maio de 2025, é exclusiva para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Seguem os formulários para o envio de contribuições.
Anvisa apresenta sistema UDI e atualizações regulatórias sobre dispositivos médicos.
Anvisa reforça: farmácias de manipulação não podem manipular preenchedores intradérmicos.
Anvisa participa de reunião do BRICS com autoridades reguladoras de produtos médicos.
Anvisa cancela dispositivos médicos para diagnóstico in vitro que não cumpriram o prazo de reenquadramento sanitário.
Combate à importação de dispositivos médicos irregulares: Anvisa divulga balanço de operação.