16/04/2025
Uma operação conjunta realizada nesta quarta-feira (16/4) mobilizou agentes do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e da Anvisa para combater a venda de equipamentos médicos e odontológicos ilegais em Ponta Grossa, no Paraná. Um dentista, apontado como um dos maiores comerciantes de produtos odontológicos irregulares do país, foi alvo de dois mandados de busca e apreensão, em sua residência e em uma clínica da cidade.
A investigação revelou que aparelhos de raio-x portátil e de ultrassom, além de brocas e limas, todos sem a devida regularização na Agência, estariam sendo importados da China e vendidos via internet e redes sociais, colocando em risco a saúde de pacientes e profissionais. Esses produtos, sem avaliação adequada, podem causar sérios danos e não oferecem garantia de eficácia e segurança.
Durante a ação, foram apreendidos celulares, computadores e diversos aparelhos médicos suspeitos. Segundo o MP, há indícios de que o esquema envolva outras pessoas, podendo caracterizar associação criminosa. Além disso, estão sendo apurados os valores obtidos ilegalmente com a venda desses equipamentos.
Os anúncios e práticas irregulares já são alvo de investigação da Anvisa desde fevereiro deste ano. O investigado vem descumprindo medida de fiscalização determinada pela Resolução RE n. 677, de 20 de fevereiro de 2025, que proibiu a importação e a comercialização de diversos produtos. O inteiro teor da medida está disponível no portal da Agência. A Anvisa segue investigando para localizar eventuais clínicas e consultórios que estejam utilizando os equipamentos irregulares.
A população deve ficar atenta, pois utilizar aparelhos sem registro sanitário não apenas é crime, como pode comprometer a saúde de forma grave. Denúncias de práticas irregulares podem ser feitas nos canais oficiais da Anvisa.
Orientações sobre enquadramento sanitário para parâmetro PCR ultrassensível.
Anvisa e Ministério Público desarticulam esquema de venda ilegal de equipamentos odontológicos em Ponta Grossa.
Anvisa abre consulta pública sobre base de dados para Identificação Única de Dispositivos Médicos.
Agência informa sobre adequações ao novo regulamento de dispositivos médicos para diagnóstico in vitro.
Anvisa retoma divulgação dos dados de monitoramento de preços de dispositivos médicos.